Governo de Goiás

Notícias

Secima participará do XX Fica

Atualizado em 30-05-2018 17:07h



A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) participa da 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na cidade de Goiás, com uma ampla programação baseada na sustentabilidade. Durante o Festival, o Espaço Secima vai oferecer, no Quartel do XX, mostra de cinema para crianças, palestras, oficinas, doações de mudas de árvores nativas do Cerrado, troca de materiais recicláveis por hortifrutis, além de serviços do Vapt Vupt Ambiental. O Espaço Secima será realizado de terça-feira a domingo (6 a 10/06).


Este será o sexto ano consecutivo que a Secima leva para o Fica os filmes do Circuito Tela Verde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A mostra exibe filmes e animações de caráter ambiental em todo o País. Em 2018, o Fica volta a ser palco do lançamento nacional do Circuito. Nesta edição, a Secima repete a Mostra Ambiental Escolar, projeto que desde 2015 tem percorrido o Estado de Goiás com oficinas de documentário ambiental voltadas para alunos da rede estadual de ensino. A Mostra, dentro do Espaço Secima no Fica, é o resultado do trabalho nas escolas de diversas cidades goianas.


Será oferecido um minicurso sobre Gestão em Recursos Hídricos voltado para técnicos e estudantes universitários dos cursos relacionados com o tema. O objetivo é divulgar o Plano Estadual de Recursos Hídricos e as regulamentações que regem o setor em âmbitos estadual e nacional, bem como os projetos de gestão desenvolvidos em Goiás. O gerente de Planejamento e Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, João Ricardo Raiser, vai ministrar o curso.


Sacolão Sustentável


Desde 2016, a Secima tem desenvolvido uma parceria com a Associação Ambiental pela Vida e Sustentabilidade Social (AAMVISS). A iniciativa, denominada Sacolão Sustentável,  consiste em trocar materiais recicláveis (latas e garrafas pet) por alimentos e mudas de árvores nativas do Cerrado. Nos anos anteriores, a procura foi tão grande que rendeu mais de uma tonelada de recicláveis destinados às cooperativas de catadores. A ação permite que um material de valor, que seria jogado no lixão da cidade, se transforme em renda para cooperativas e alimento para as famílias. Diariamente serão distribuídas mudas de árvores doadas pela Secima.


Durante o evento, a Secima promoverá também a Exposição #OlharesDoFica, concebida a partir da iniciativa de se criar uma exposição fotográfica coletiva, em 2015. Desde então a mostra vem se tornando uma das ideias mais bem recebidas pelo público que participa do festival. Para participar, qualquer pessoa pode publicar fotos da cidade de Goiás e dos eventos relacionados ao Fica nas redes sociais (Facebook e Instagram) e inserir a hashtag #OlharesDoFica2018. Uma equipe da Secima vai imprimir as melhores fotos e expor as colaborações em espaços de grande circulação de pessoas na cidade. No domingo (10/06), os autores das melhores fotos poderão retirá-las em formato impresso, gratuitamente.


Quanto aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a socióloga Aava Santiago voltará ao Fica com debates sobre uma das mais importantes questões sociais dos últimos 50 anos. O tema  A Construção da Igualdade de Gênero é uma meta global e tem papel estruturante nos campos social, profissional e familiar. O debate é voltado para alunos da cidade e população em geral.


Secima Itinerante


A Secima Itinerante também estará presente no Fica 2018. Ela é composta pelo Vapt Vupt Ambiental e pelo serviço de distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado. Um estande do Vapt Vutp Ambiental vai ser montado na tenda de Prefeitura da cidade de Goiás e prestará aos interessados os seguintes serviços: licença ambiental, outorga de uso de água, licença de pesca, criação de pássaros e animais silvestres, denúncias, corte de espécies exóticas, solicitação de doação de mudas para recuperação de áreas, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Sistema DOF (Transporte de produtos florestais), entre outros. Está prevista ainda a distribuição de 1.500 mudas de árvores durante o evento.

Fonte: Secima

Submenu

Sistema de Busca

Palavra-chave:

Palavras Pesquisadas

Tire suas dúvidas

Aqui, você tira suas dúvidas sobre as taxas dos creditos e descobre as vantagens dos produtos.

saiba mais