Governo de Goiás

Notícias

Alair Rocha diretor financeiro da GoiásFomento participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico

Atualizado em 05-11-2013 16:16h
foto-dentro-1575011.jpg


            O Diretor administrativo e financeiro da Agência de Fomento de Goiás Alair Rocha participou na cidade de Foz do Iguaçu-Paraná - do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, organizado pela PNDU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em parceria com a Binacional/Itaipu Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com o FAMSI- Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional -, SEBRAE, FOGAR – Fórum dos Governos Regionais e Associações Globais de Regiões Unidas e as Redes Globais das CGLU- Cidades e Governos Locais Unidos entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro.

            Esta foi à segunda edição do congresso, que acontece a cada dois anos. Desta vez, o evento contou com a participação de 52 países e aproximadamente duas mil pessoas. .           A cerimônia de abertura, realizada no último dia 29, contou com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, representando a Presidente Dilma Rousseff. Os presidentes brasileiro e paraguaio da empresa Itaipu, assim como o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Eduardo Baretto Filho.

Tópicos

Para  Alair Rocha representante da GoiásFomento no congresso, o tema “Implementando o Desenvolvimento Econômico Local: as Agências de Desenvolvimento Econômico e os Escritórios de Promoção Territorial” teve estreita relação com a agência goiana, já que discutia o papel das instituições na facilitação da promoção de estratégias de desenvolvimento. Segundo o diretor Administrativo e Financeiro, a responsabilidade pelo desenvolvimento social, econômico ou cultural depende de uma intensa cumplicidade e ação conjunta de governantes e governados.

“O que mais nos chamou atenção nesse tópico foi à palestra da diretora executiva da SALGA, da África do Sul, Phila Xuza, que  enfatizou o desenvolvimento econômico de um país ou de uma região não se restringe  somente ao Governo, mas também a uma responsável parceria entre Poder Público e sociedade civil organizada, composta de instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento”, afirmou Alair.

Tópicos relacionados à sustentabilidade do planeta e à utilização moderada de recursos naturais também foram abordados no evento. Os focos eram alusivos ao desenvolvimento aliado à gestão e crescimento sustentáveis. Na ocasião, ainda foi exposta a importância do SEBRAE referente à orientação e auxílio do desenvolvimento local. Para os participantes do Fórum, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas visa, cada vez mais, fortalecer a economia nacional. Finalizando Alair Rocha enfatizou a importância do evento que foi de grande significância para a GoiásFomento e para as outras Agências de todo o país. 

 

Assessoria de Comunicação 05/11/2013

Submenu

Sistema de Busca

Palavra-chave:

Palavras Pesquisadas

Tire suas dúvidas

Aqui, você tira suas dúvidas sobre as taxas dos creditos e descobre as vantagens dos produtos.

saiba mais