Governo de Goiás

Dúvidas

Perguntas Frequentes

Utilize esta área também para esclarecer suas dúvidas e ficar sempre bem informado.

O que você procura?

Palavra-chave:

  • O que é a Agência de Fomento de Goiás
    • Se localizada na Avenida Goiás, nº 91, Setor Central, CEP 74005-010, Goiânia–GO. Telefones (62) 3216-4900; e-mail: goiasfomento@fomento.goias.gov.br, estando aberta ao público, de segunda à sexta feira, das 09:00 às 17:00 h.

       

      A Agência de Fomento de Goiás S/A é uma Empresa de economia mista de capital fechado, supervisionada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, jurisdicionada à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento – SEGPLAN, tendo o Estado de Goiás o seu controle acionário, por ser acionista majoritário. É regida pela Lei nº 6.404/76 – Lei das Sociedades Anônimas, por seu Estatuto e Regimento Interno.

       

      Foi autorizada sua criação pela Lei Estadual de nº 13.533, de 15 de outubro de 1.999, com o objetivo social de contribuir para a aceleração do desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás, estimulando a realização de investimentos, a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas produtivas, o aumento da competitividade estadual e a redução das desigualdades sociais e regionais.

       

      A Agência de Fomento de Goiás S/A exerce suas funções e desenvolve suas atividades em estreita colaboração com os órgãos governamentais e entidades privadas envolvidos com o processo de desenvolvimento do Estado, de forma a harmonizar, compatibilizar e potencializar as respectivas ações.

  • Qual o horário de funcionamento da GoiásFomento?
    • O atendimento ao público é feito das 08hs às 17hs, nas demais áreas das 08hs às 12h e das 14hs às 18hs, sempre de segunda a sexta-feira.
  • A Agência de Fomento de Goiás – GoiásFomento dispõe de algum canal de comunicação com o cidadão?
    • Sim, caso o cidadão precise de informações sobre financiamentos e empréstimos como: prazos, taxas de juros, documentação necessária entre outras informações o contato pode ser feito diretamente com a Coordenadoria de Atendimento através dos telefones abaixo.

      Telefones: (62) 3216-4900/4985, via fax: (62) 3216-4970 ou

      Por e-mail através do atendimento@fomento.goias.gov.br.

      Sobre outro tipo de informação pode procurar a Ouvidoria nos telefones: (62) 3216-4920 / 0800.649.1000 ou

      Por e-mail através do ouvidoria@fomento.goias.gov.br. 

  • Qual a primeira ação que devo tomar para solicitar um financiamento?
    • Informar-se a respeito das linhas de crédito disponíveis e dentre estas quais se adequam à necessidade da empresa. Estas informações podem ser encontradas aqui mesmo no site, através do telefone (62) 3216–4900/4985 ou de maneira presencial em nossa Coordenadoria de Atendimento das 08hs às 17hs de segunda a sexta-feira. O importante é saber que a GoiásFomento está preparada para orientá-lo e atendê-lo de acordo com suas necessidades. 
  • Quais as linhas de financiamento disponíveis?
    • Produtos e Programas do BNDES e FINAME Produtos e Programas do FCO – FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE CRÉDITO PRODUTIVO FUNMINERAL

      GoiásFomento investimento;

      GoiásFomento Giro;

      GoiásFomento PQF IEL;

      GoiásFomento Tecnologia;

      GoiásFomento Turismo;

      GoiásFomento Táxi/Mototáxi;

      GoiásFomento EI;

  • Quais são os itens financiáveis pela GoiásFomento?
    • Todos os investimentos necessários à implantação, expansão, incremento da capacidade industrial, comercial e/ou prestacional, modernização, estruturação, verticalização e relocalização de empresas, empreendimentos e atividades econômicas/produtivas, inclusive capital de giro.
  • O que é preciso para agilizar a contratação de um financiamento?
    • Para agilizar a fase de contratação é imprescindível que a empresa propicie todas as informações e documentos necessários para o cadastro e montagem do processo.
  • Quais os requisitos mínimos para a concessão de financiamento?
    • Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais;

      Apresentar cadastro satisfatório;

      Apresentar capacidade de pagamento, conforme análise da GoiásFomento;

      Dispor de garantias suficientes para a cobertura do risco da operação;

      Não estar em regime de recuperação judicial, extrajudicial ou falimentar.

  • Quais empresas não podem ser financiadas?
    • Construção de imóvel para venda ou aluguel no mercado imobiliário;

      Empresas de cerâmicas, serrarias e outros empreendimentos que utilizem madeiras oriundas de matas nativas;

      As empresas de produção de carvão vegetal oriundas de mata nativa;

      Empresas ligadas à intermediação financeira, jogos de azar, saunas, termas, boates e comercialização de madeiras nativas não contempladas em licenciamento e planos de manejo sustentável;

      Empreendimentos cujas atividades principais, determinadas pelo documento de constituição da empresa preponente, seja a comercialização de armas ou fumo.

  • O que acontece depois da conclusão da análise de crédito?
    • Concluída a análise, o parecer é encaminhado ao Comitê de Crédito da GoiásFomento, o qual se manifesta para subsidiar o processo decisório da Diretoria. Após a apreciação, o empresário é cientificado da decisão.
  • Quais os passos a serem seguidos, depois da aprovação do financiamento?
    • Após a aprovação da operação a GoiásFomento formulará o contrato e entrará em contato com o cliente, para que este faça os devidos registros em cartório (registro do instrumento contratual, garantias, contratação do seguro se for o caso) e demais providências. Essa etapa, que tem uma participação decisiva do empresário, pode ser agilizada através do empenho no atendimento das condicionantes e das atividades junto aos cartórios.
  • Como a Ouvidoria da GoiásFomento pode me ajudar?
    • A Ouvidoria é um canal direto de comunicação entre o cliente e a GoiásFomento, por meio do qual ela recebe suas reclamações, críticas, sugestões e elogios quanto aos serviços e atendimentos prestados pela instituição. Assim, além de estreitar o relacionamento entre a GoiásFomento e o cliente, a Ouvidoria busca soluções efetivas ,junto as áreas técnicas da Agência ,a respeito das manifestações recebidas.
  • Como faço para falar com a Ouvidoria da GoiásFomento?
    • Nossos meios de contato são:

      Telefone 0800. 649.1000, no período das 08hs às 18hs, sempre de segunda a sexta-feira.

      Através do site www.fomento.goias.gov.br no menu superior, opção OUVIDORIA preenchendo o formulário online ou enviando um e-mail para ouvidoria@fomento.goias.gov.br.

  • Quem pode falar com a Ouvidoria da GoiásFomento?
    • Qualquer pessoa terá acesso ao canal de atendimento da ouvidoria. A comunicação acontecerá tanto por clientes como por empresários, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre produtos, serviços e registrar reclamações, denúncias, elogios ou sugestões a respeito dos serviços prestados.
  • O que compete à Ouvidoria da GoiásFomento?
    • Acompanhar a tramitação dos processos administrativos gerados a partir de demandas que lhe forem apresentadas, garantindo-lhes seja dada célere solução.

      Receber e processar formalmente as reclamações feitas pelos clientes;Prestar informações solicitadas e dar ciência aos reclamantes acerca do andamento de suas demandas e das providências adotadas;

      Sugerir medidas de aprimoramento de procedimentos e rotinas em decorrência da análise das reclamações recebidas;

      Garantir a todos quantos procurarem a Ouvidoria o retorno acerca das providências adotadas relativamente à demanda apresentada, no prazo de, no máximo, 15 (quinze dias);

      Organizar e manter atualizado o arquivo dos processos e da documentação relativa às reclamações e sugestões recebidas, o histórico dos atendimentos e os dados de identificação dos reclamantes, inclusive para fins de fiscalização por parte do Banco Central do Brasil;

      Manter banco de dados com informações das dúvidas mais frequentes apresentadas pelos clientes quanto aos serviços e produtos;

      Criar um processo permanente de divulgação dos serviços prestados pela Ouvidoria junto aos clientes, dando publicidade dos resultados alcançados;

      Garantir aos clientes e usuários caráter de discrição e de fidedignidade ao que lhes for transmitido;

  15 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo

Atendimento

Tire suas dúvidas

Aqui, você tira suas dúvidas sobre as taxas dos creditos e descobre as vantagens dos produtos.

saiba mais